20 de agosto de 2010

Pintas na pele. Charme ou preocupação?

Olá meninas, tudo bem?
Hoje nós vamos conversar sobre um assunto que às vezes passa despercebido. Você sabe quando aquela manchinha na pele é charme ou quando ela precisa de tratamento médico? Pois é, o cirurgião plástico, Fábio Busnardo, responsável pelo Grupo de Cirurgia Plástica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e pelo Serviço de Câncer de Pele da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas explicou a diferença entre as manchas.

1. Por que existem pintas na pele? Por que surgem?
Existe um tipo de célula presente na pele chamada de melanócito e que compõe parte da estrutura normal da camada mais superficial da pele, a epiderme. Essa célula é responsável por produzir melanina (a susbstância que ajuda no bronzeamento). Além disso, sua principal função é proteger a pele contra os efeitos deletérios da luz solar. As pintas ou nevus são agrupamentos destas células e surgem por características genéticas do próprio indivíduo (pele clara, histórico familiar, etc) ou estimuladas pela contínua exposição ao sol. Por isso é importante sempre usar o protetor solar meninas.


2. Quando há possibilidade da pinta “virar” um câncer de pele?
Todas as pessoas precisam procurar um especialista quando notarem qualquer alteração na mancha. Os principais sinais de que pode ser um câncer de pele são:
Alterações da coloração: variações de tonalidade de marrom, preto, vermelho ou azul. Também deve ser observada se a pinta tem áreas com perda da pigmentação;
Alterações de tamanho: aumento súbito ou contínuo;
Alterações na forma: presença de bordas irregulares;
Alterações na superfície: áreas de elevação súbita ou feridas. Além de coceira e dor local.


3. Quando devemos nos preocupar com o número de pintas existentes no corpo?
Uma única pinta com as características já descritas (dimensão maior que 6mm e com alterações de tonalidade, bordas irregulares e assimétricas) deve funcionar como um sinal de alerta. Além disso, um grande número de pintas (mais de 80), história familiar de câncer de pele e exposição excessiva ao sol são fatores que indicam a necessidade de procurar auxílio médico.

(Crédito da imagem: Google)

Um comentário:

  1. Tenho uma pinta irregular no bumbum faz muitos anos,fui na dermatologista e ela falou que não era cancer, que eu não precisava me preocupar, a cor dela e marron, mas agora apareceu outra pequena perto dessa pinta que ja tinha ela e durinha será que e cancer de pele por favor me fale algo p eu ficar tranquila... estou com medo...

    ResponderExcluir